O lado bom da crise

autoconhecimento Mar 31, 2017

Para muita gente, as crises sempre tiveram um significado negativo, algo ruim e destrutivo. Mas seria possível que as crises trouxessem algo de bom para você e para o mundo?

Muitos de nós já passamos por histórias de perdas, de dificuldades, de problemas pessoais e de trabalho, de relacionamentos ou de saúde. Qual seria a lembrança mais marcante desses acontecimentos? Qual o sentimento que vem atrelado a essa lembrança? Algo negativo talvez? Solidão? Confusão?

E logo após chegarmos no “fundo do poço”, naquele lugar de escuridão, sem idéia de como sair dali, o que aconteceu com você? Você ficou ali parado para sempre? Talvez algo tenha acontecido e você enxergou a “luz no fim do túnel? Ou você decidiu mudar a sua vida, e superar esse momento tão ruim, tomando alguma iniciativa ou buscando ajuda?

São vários os exemplos na História recente, quando nações inteiras foram praticamente destruídas. O Japão durante a Segunda Guerra Mundial, ou a Indonésia em 2004 quando o Tsunami destruiu grande parte da costa e matou mais de 140.000 pessoas. O que esses dois exemplos tem em comum?

O Japão superou sua crise, e se tornou uma potência mundial através do fenômeno conhecido como “milagre econômico”. Após décadas de guerra civil sem previsão de solução, a Indonésia alcançou a paz logo após o Tsunami, quando o povo se uniu para a reconstrução do país.

Tipicamente logo após experiências extremas e crises tanto internas como externas, por não termos para onde correr ou fugir, focamos em mudar, em transformar algo não tão legal, em algo positivo. Esse processo traz um imenso sentimento de superação, aprendizados e fortalecimento, transmutando algo negativo em uma nova oportunidade em nossas vidas.

É imprescindível reconhecermos o potencial de renovação após as crises! Será que você também consegue se reconhecer dentro desse processo de crise e superação? Qual é a sua história?