O primeiro passo para alcançar seus objetivos: PARE!

autoconhecimento produtividade propósito Mar 01, 2017

Vivemos em um mundo que valoriza a ação. As pessoas são recompensadas por agir. Eu reconheço isso, e sem dúvida, agir é importante. São as ações que materializam nossos pensamentos!

Porém, de que adianta agir, se essa ação estiver desconectada com seu objetivo, seu propósito, seus sonhos?

De que adianta passar o dia inteiro “fazendo tanto”, e chegar no fim do dia com um sentimento de um vazio?

Essa “síndrome” da ação se encontra em grande parte dos atuais ambientes de trabalho.

Certa vez prestei consultoria para uma empresa, e em uma entrevista, me deparei com um gerente de projeto que me apontou para quem considerava seu melhor colaborador dentro de seu time, um analista júnior. Perguntei qual era seu critério para escolhê-lo. E sem pensar duas vezes, me descreveu o quanto esse analista trabalhava. Ele era sempre o primeiro a chegar e o último a sair do escritório. O ponto ali foi que o critério tinha muito pouco a ver com o impacto que esse colaborador trazia, mas sim com a quantidade de horas trabalhadas, com a quantidade de ações executadas.

Será que isso faz sentido? Para quem trabalha de uma maneira produtiva, fica claro que priorizar atividades e focar são elementos fundamentais para gerar alto impacto, e eles independem da quantidade de horas trabalhadas.

Iniciar projetos pessoas ou profissionais necessitam que tenhamos clareza de nossos objetivos, e para ter clareza precisamos parar. Puxar o freio de mão, e refletir onde queremos chegar, e por que queremos chegar nesse lugar. Caso a resposta não venha facilmente, esse pode ser um sinal de que você não esteja olhando fundo o suficiente dentro de você.

É como entrar em um taxi, e não ter clareza de onde você quer chegar. Será que podemos “culpar” o motorista de rodar a cidade toda com o taxímetro ligado? Será que podemos arcar com os custos a médio e longo prazo de simplesmente agir sem foco?

Cabe a cada um de nós responder a esta pergunta. Você sabe onde você quer chegar? Não? Então pare.