Praticando o empoderamento

autoconhecimento educação Feb 15, 2017

Um dos maiores insights que venho tendo nos últimos anos é o fato de que grande parte do “conhecimento” e da “sabedoria” que buscamos nos grandes líderes políticos e religiosos podem ser encontrados dentro de nós mesmos.

O nosso empoderamento é parte essencial do processo de autoconhecimento para nos tornarmos protagonistas de nossas vidas. O maior exemplo de como isso funciona, na prática, vêm das crianças.

Ainda com pouca influência vinda dos condicionamentos que nós adultos aceitamos durante anos, as crianças realmente acreditam em seu “poder pessoal“. Elas processam os estímulos que as rondam e criam suas próprias realidades, se comunicando com extrema desenvoltura tornando-se protagonistas do momento.

A partir daí, elas experimentam e prototipam sem o menor receio de errar. Isso acontece até o momento que nós adultos as “ajudamos” a desaprender a maneira mais natural de crescimento, e as guiamos a seguirem os nossos passos, muitas vezes baseados na insegurança e no medo, na busca de uma perfeição impossível, onde errar é vergonhoso.

Por isso eu digo que se queremos seguir algum “mestre”, devemos então seguir as crianças, que vivem seus sonhos no presente, sem olhar para o passado ou se preocupar com o futuro.

Agradeço imensamente as lições da minha sobrinha, Maria Flor, que nos ensinava a meditar no vídeo a seguir 🙂